21 setembro 2007

Is it my imagination or have I finally found something worth living for?

Hoje acordei com uma vontade exagerada de chocar o mundo!

Não, não vai ser dessa vez que anuncio minha suposta homossexualidade (inexistente, por sinal). Até porque a homossexualidade das pessoas já não choca tanto quanto há vinte anos. Exemplo disso foi o dia em que fui ao encontro de dois amigos em uma birosca e, ao ser apresentado a um terceiro, jocosamente informei ser "homossexual e filiado ao PFL". Todos, em coro uníssono, se espantaram: "PFL??!". E eu respondi que ninguém mais se importava com o homossexualismo...

Aceito sugestões autênticas e originais. (...)

Enquanto isso, minha tática para chocar quem quer que seja (talvez meu próprio ser) é passar a noite de sexta-feira sozinho, no escritório, sem whisky ou charuto (até porque não gosto de nenhum dos dois), ouvindo Jazz... Podia ser pior, é verdade, mas quase nunca é possível conseguirmos o que queremos. Por exemplo: queria postar um texto genial, e só saiu isso aqui...

09 setembro 2007

Chain reaction and mutation, contaminated population...

Vivo minha fase Russelliana, procurando lógica e utilizando-me da analítica até mesmo nas proposições cotidianas mais triviais. É assim que coisas como, "Gosto de pão sovado", viram pensamentos, no meu íntimo, desse tipo: "Existe um alimento feito de farinha de trigo, fermentado e assado em forno que é servido nas refeições iniciais do dia na tradição culinária brasileira; a espécie desse gênero que me agrada é aquela fermentada por processo diferenciado que resulta numa massa de casca assada mais fina e miolo mais consistente".

A grande diferença entre o pão sovado e o pão "normal" que você compra ou assa é a fonte da levedura. A maioria dos padeiros de hoje usa levedura cultivada que vem em pacote. O pacote contém o fungo da levedura vivo em animação suspensa. A levedura foi seca, preservada e transformada em pó. Você adiciona farinha, água, açúcar e sal à levedura para fazer o pão. A água reativa o fungo da levedura, que se alimenta do açúcar e do amido para fazer o pão crescer.

O pão sovado lida com a levedura de um modo completamente diferente. Os fungos da levedura da massa mãe são mantidos vivos constantemente em um meio líquido chamado iniciador. O padeiro captura a levedura que flutua no ar para criar o início do amido.

Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/pao-sovado1.htm

Russell é mesmo o meu ídolo do momento. O seu decálogo, por exemplo, é bem melhor do que o cristão e ainda explica toda a minha vida em algumas poucas regras:
  1. Não tenha certeza absoluta de nada.
  2. Não considere que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
  3. Nunca tente desencorajar o pensamento, pois com certeza você terá sucesso.
  4. Quando você encontrar oposição, mesmo que seja de seu marido ou de suas crianças, esforce-se para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
  5. Não tenha respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
  6. Não use o poder para suprimir opiniões que considere perniciosas, pois as opiniões irão suprimir você.
  7. Não tenha medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
  8. Encontre mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
  9. Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentar escondê-la.
  10. Não tenha inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.
*****
Adendo: Michel Foucault correndo por fora nessa busca idiota pela minha idolatria: "A perseguição é como o amor: não precisa de reciprocidade para ser verdadeira."