Vivo minha fase Russelliana, procurando lógica e utilizando-me da analítica até mesmo nas proposições cotidianas mais triviais. É assim que coisas como, "Gosto de pão sovado", viram pensamentos, no meu íntimo, desse tipo: "Existe um alimento feito de farinha de trigo, fermentado e assado em forno que é servido nas refeições iniciais do dia na tradição culinária brasileira; a espécie desse gênero que me agrada é aquela fermentada por processo diferenciado que resulta numa massa de casca assada mais fina e miolo mais consistente".
Russell é mesmo o meu ídolo do momento. O seu decálogo, por exemplo, é bem melhor do que o cristão e ainda explica toda a minha vida em algumas poucas regras:
A grande diferença entre o pão sovado e o pão "normal" que você compra ou assa é a fonte da levedura. A maioria dos padeiros de hoje usa levedura cultivada que vem em pacote. O pacote contém o fungo da levedura vivo em animação suspensa. A levedura foi seca, preservada e transformada em pó. Você adiciona farinha, água, açúcar e sal à levedura para fazer o pão. A água reativa o fungo da levedura, que se alimenta do açúcar e do amido para fazer o pão crescer.
O pão sovado lida com a levedura de um modo completamente diferente. Os fungos da levedura da massa mãe são mantidos vivos constantemente em um meio líquido chamado iniciador. O padeiro captura a levedura que flutua no ar para criar o início do amido.
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/pao-sovado1.htm
Russell é mesmo o meu ídolo do momento. O seu decálogo, por exemplo, é bem melhor do que o cristão e ainda explica toda a minha vida em algumas poucas regras:
- Não tenha certeza absoluta de nada.
- Não considere que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz.
- Nunca tente desencorajar o pensamento, pois com certeza você terá sucesso.
- Quando você encontrar oposição, mesmo que seja de seu marido ou de suas crianças, esforce-se para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
- Não tenha respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
- Não use o poder para suprimir opiniões que considere perniciosas, pois as opiniões irão suprimir você.
- Não tenha medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas.
- Encontre mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
- Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentar escondê-la.
- Não tenha inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.
*****
Adendo: Michel Foucault correndo por fora nessa busca idiota pela minha idolatria: "A perseguição é como o amor: não precisa de reciprocidade para ser verdadeira."
Nenhum comentário:
Postar um comentário