28 março 2006

Tonight I think I'll walk alone, I'll find my soul as I go home...

Tenho plena convicção de que desejo e quero tudo aquilo que não é certo. No entanto, sei bem entender tal conceito, pois nem sempre que não é certo não precisa ser necessariamente algo "errado". Amar uma mulher que não te ama não é errado - é apenas imprudente.

Dessa forma, passa-se a viver com menos culpa e com menos angústia quando se compreende com maior clarevidência que aquilo que tanto perseguimos ao longo de toda a nossa existência não são coisas erradas. Estamos apenas praticando atos imprudentes.

De toda forma, é preciso assumir uma culpa, diversa daquela primeira. O difícil não é conviver com a certeza de desejar coisas supostamente "erradas", mas sim assumir a culpa pela imprudência de nossos atos, de desejar o que não é certo. A diferença é sutil, e o limite entre ambas as situações é extremamente tênue.

É por isso que se diz que errar uma vez é bom - é educativo e didático; na verdade penso que é a melhor forma de aprender - mas que errar duas vezes é burrice. Nem sempre aquilo que nos decepciona e nos faz quebrar a cara, após relevante relfexão, é algo errado - é apenas algo que não é certo. Existem contrários, e existem contraditórios.

Recomendação de leitura: Dialética para Principiantes, de Carlos Cirne-Lima, da Editora UFRGS. Aliás, se essa obra for encontrada, por favor me avise, pois a minha edição foi emprestada em meados de 1997 e nunca foi retornada pela bondosa alma que até hoje a possui...

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Primeira vez por aqui através dos acasos inexplicáveis que nos fazem entrar em determinado blog e nos identificar com as palavras do autor...
Quem nunca cometeu essa "imprudência" que atire a primeira pedra...
E eu concordo que errar uma vez é permitido, mas permanecer no erro é burrice, além de, infelizmente, perda de tempo e de vida... E ainda há tanta coisa pra viver!
Bjos! E parabéns pelo blog!

Bia Fiuza disse...

Errando ou não, o importante é amar. Eu quebro a cara toda semana... so what? Escolho viver!

Anônimo disse...

Ei, é só pra dizer que eu gosto quiçó de tu.
Saudades.
=*

Anônimo disse...

Só pra dizer que visitei esse blog, em outro endereço, acho, há alguns séculos.
Parabéns pelo nó na cabeça alêa depois desse post, doutor!