12 fevereiro 2009

It's hard to believe that I'm all alone...

Que tamanho têm as saudades? Nunca saberia dizer. Não entendo o que elas sejam, pois não são apenas um sentimento. Não seriam jamais um estado de espírito. Com certeza é um fato concreto, muitas vezes irreparável, irremediável e plenamente doloroso.

Muitas línguas sequer têm um sinônimo para saudades. Sei o que sinto, sei como dói e sei como isso me desestrutura e me deixa sem perspectiva. Não acredito piamente que existam males necessários. Não acredito no Leviatã. Muitas vezes sequer acredito em mim...

Tudo era bem mais leve quando essas saudades eram apenas uma passagem bonita de uma letra da Legião Urbana, "Índios"? É momentaneamente mais doloroso quando as saudades são de alguém que faleceu. O tempo nos conforta com a certeza de que não teremos mais a convivência da pessoa querida.

Agora quem nos conforta quando as saudades são de alguém que está logo ali, andando, vivendo e sorrindo? E, mesmo assim, você foi excluído de sua convivência... Nunca me acostumo com isso, mas sei que também devo ter causado saudades em alguém de forma semelhante. Ninguém é perfeito, mas isso jamais poderá ser uma desculpa viável.

Devo mesmo ser acomodado. Acostumo-me fácil com as coisas do meu coração, por mais que não as entenda algumas vezes. Não apenas sentimentos, mas quase nunca tenho uma definição clara do que sinto. Quando tenho, no entanto, é difícil saber que essa clareza necessita ser brutalmente suprimida. Ninguém disse que viver seria fácil, de fato; mas quem é que nos daria escolhas plausíveis?

[I quit!]

Nenhum comentário: